SALVADOR – BA
Multiculturas religiosas, Axé, Energia boa, Mar Azul, Pessoas hospitaleiras e Festeiras. Definitivamente Salvador é um dos meus lugares preferidos no Brasil, costumo dizer que é minha segunda casa, que é onde gostaria de morar, se fosse possível, mas por questões de destino e vida profissional, moro no Cerrado. A energia, que gosto de chamar de Axé, que sinto nesta cidade colorida eu não sinto em nenhum outro lugar no mundo. Quando piso no aeroporto sinto um bem estar tão grande, me sinto em casa. Adoro o sotaque baiano, as comidas, as praias, o calor, o trânsito completamente louco e o jeito baiano de ser…jeito este um pouco mais desacelerado e sem frescuras, a porta sempre aberta para receber seja quem for que estiver chegando.
E como dia 02 de fevereiro se aproxima – Dia de Iemanjá -Rainha do Mar – Não poderia deixar de escrever sobre esta terrinha linda e sua belezas e festas. Ainda não participei desta festa, mas está na minha lista de desejos, como eu costumo dizer: Meu sonho é ir nesta festa, meu sonho é ir em todos os lugares deste mundão rsrsrs.
Tive a oportunidade de participar de duas festas religiosas em Salvador:
A primeira foi o Carnaval, fui por duas vezes, e simplesmente amo, mesmo com toda confusão, com os cuidados que devemos ter para não ter nenhum contratempo, como assalto, perder a hora do trio elétrico e a organização necessária para se conseguir chegar a festa sem intempéries, como contratar um transporte para ir e vir da festa, isto ajuda bem a não se estressar procurando um táxi ou outro meio de trasporte, porque as 3h da manha é quase uma guerra para se conseguir um. Fica a dica, contrate um transporte para os dias de carnaval, vale a pena a despesa, neste caso investimento srrsrs.
A outra festa religiosa que participei foi a Lavagem da Escadaria do Senhor do Bonfim, esta festa realmente representa Salvador, festa feita com e para os baianos, com a presença também de turistas, afinal Salvador sempre tem muitos turistas o ano todo. A festa é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. O ritual, que se repete todos os anos desde 1754, reúne milhares de pessoas e acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro.
Nesta festa fui eu, minha irmã e minha mãe, saímos da Igreja da Conceição da Praia e caminhamos 8 km até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. O cortejo é comandado por baianas com trajes típicos – turbantes, saias engomadas, braceletes e colares – que carregam vasos com água de cheiro. Atrás delas vem o bloco Filhos de Gandhi e uma multidão de fiéis. Todos se vestem de branco, que á a cor de Oxalá, o deus Yoruba sincretizado com Senhor do Bonfim. O percurso todo é feito com muita música e animação. E no final chegamos a escadaria e pudemos ver a lavagem das escadas, muito divertido e de uma energia única, me senti de alma lavada e cheirosa com água de cheiro rsrs. Pronta para iniciar o ano!
Dicas de passeios em Salvador – Dicas dos Bahianos:
Sou uma turista que adora o lado pouco turístico dos lugares, adoro me sentir local, ir a locais e restaurantes que os moradores frequentam, assim seguem algumas destas dicas:
– Por do Sol no MAM – Museu de arte Moderna da Bahia – end.: Avenida Contorno – Bairro Comércio. É um espaço incrível com um dos mais belos por do sol que já vi na vida, é possível se divertir vendo as crianças mergulharem no mar, apreciar o local que é de uma arquitetura lindíssima, tomar um café no Café e restaurante que existe na parte de baixo do museu e apreciar a vista …um píer saindo deste Café que dá acesso ao mar, uma vista incrível. E todos os sábados a partir das 18h, junto com o por do sol, é possível assistir a uma apresentação de Jazz gratuita no estacionamento, simplesmente incrível e fascinante. Vale a pena conferir!
– Vista da Baía de todos os Santos – Aliança Francesa – Na subida da ladeira da Barra tem a escola de francês Aliança Francesa e no fundo desta escola tem uma café, onde é possível se ter uma das vistas mais incríveis do mar, é simplesmente deslumbrante ver o mar do alto, tomando um café e apreciando a beleza…Depois de um mergulho no mar do porto da Barra, suba uns quarteirões a pé e veja esta vista incrível, você não vai se arrepender, pode acreditar. Vale a pena conferir!
E Boa Viagem!!!
Pingback: Salvador – BA… Terra do Axé, do mar azul, do por do sol incrível e das pessoas festeiras e hospitaleiras | SOMOSdoMUNDO