Primeira viagem de avião, primeira vez no exterior, primeira viagem para os EUA, são tantas primeiras experiências, primeiros contatos e tanto aprendizado e quebra de preconceitos…
Sempre fui uma apaixonada por viagens..daquela que economiza mesmo cada centavo pensando na próxima viagem, porém a oportunidade de viajar para o exterior só aconteceu em 2003, ano inesquecível, afinal nunca tinha viajado de avião e de quebra com direito a ir para os Estados Unidos… idioma diferente, cultura totalmente diferente, e aquele frio na barriga indescritível da primera vez.
Trabalho Voluntário:
Tudo começou com uma incrível oportunidade de fazer uma trabalho voluntário de 4 meses em uma acampamento infantil, summer camp YMCA em Houston no Texas, em troca do meu trabalho como monitora infantil neste acampamento com crianças de 6 a 12 anos de idade, eles me ofereceram cama, comida, as passagens para os Eua e uns poucos dólares. Ganhei amigos, aprendizado, preconceitos quebrados e a percepção de que o mundo é realmente muito grande e que temos muitooo o que conhecer e aprender nesta vida. E foi assim que embarquei cheia de expectativas e com a certeza que esta seria a primeira de infinitas viagens que ainda viriam rsrs…
Trabalhei por 4 meses neste acampamento infantil, de domingo a sexta feira, período integral, com direito a dormir no mesmo quarto que as crianças e assim termos muitas brincadeiras, fogueiras com marshmallow quente e aventuras. Desta forma pude fazer uma imersão na cultura americana e ainda ganhei uma família nos finais de semana que me receberam como filha, fazíamos programas de família como supermercado, passeios nos parques, compras, refeições juntos. Realmente pude constatar como a cultura americana é incrivel e tão diferente da nossa brasileira, não que seja melhor ou pior e sim diferente, como acho tudo no mundo, diferente em cada lugar, com suas peculiaridades, culturas e hábitos, cada um com os seus e eu aprendendo e absorvendo um pouco de cada… ganhando com estas diferenças.
MOCHILANDO PELOS EUA:
Após os 4 meses de trabalho, juntei minhas coisas, meus poucos trocados e com mais 4 brasileiros, amigos que também estavam participando deste programa de intercâmbio pelos Eua, fomos mochilar…
No Texas conhecemos Austin – A capital do Texas, indico o passeio ao Capitólio do Texas– sede do poder legislativo, uma construição linda e 4 metros mais alta que o Capitólio Federal, outro passeio imperdível é passear pelas ruas de downtown a noite, em especial a 6th Street, onde rola muita música boa ao vivo nos bares bem decorados e estilizados.
Dallas, uma linda cidade com uma jardim japonês inesquecível, vale a pena conferir.
San Antônio, o velho oeste é aqui, cidade pequena com um córrego com gondôlas, cercado por vários restaurantes, shoppings, bares, todos em volta deste canal, uma veneza mais estilizada e moderna rsrs.
E que tal uma cidade que tem carnaval? E onde é possível ouvir blues por toda a cidade? Sim New Orleans no Estado da Lousiana, fantástica, efervescente, única! Foi inesquecível cada minuto que passei nesta cidade, com aquele gostinho de quero mais. Cidade com várias opçoes de bares que funcionam 24h…sim durante o dia é possível entrar em um destes bares e esquecer que o sol brilha lá fora, confundir com madrugada.
Houston, o que dizer da cidade que me acolheu por 4 meses, com um verão bem caloroso com seus 47º C, comida texana delicioso com várias carnes grelhadas, churrasco de hambugures, música country ao vivo, caminhonetes com chifres e decorações bem ao estilo texanos pelas ruas. Já em em downtown é possível visitar o incrível museu de arte – MFAH, com várias obras de artistas famosos como Monet e o museus de Ciências Naturais com réplicas de dinossauros e outros animais.
El Paso na divida do Texas com o novo México, a distância era longa, depois de várias horas de viagem de carro com amigos texanos chegamos ao parque Carlsbad que compensou todo o cansaço da viagem e a hospedagem em um colchonete srrs. Parque Nacional Cavernas Carlsbad – parque criado em 1923 para preservar as mais de 100 cavernas, onde é possível visitar algumas destas cavernas além de ver a revoada de morcegos mexicanos, um espetáculo com um lindo por do sol.
Costa Oeste – Mochilando parte 2:
Depois deste passeio pelo Texas, compramos um ticket do trem amtrack com 21 dias de validade e partimos em direção a Costa Oeste dos Estados Unidos.
Califórnia Dreams… E aí estavámos..desembarcando na Union Station em Los Angeles, no ônibus em direção a downtown avistamos a placa escrita Hollywood e aí tivemos a certeza..sim estamos na capital dos arrtistas de rua, dos pretendentes a artistas famosos do tapete vermelho.
São Francisco, cidade multicultural e sem preconceitos, onde o inesquecível aprendizado que todos somos iguais e que você só precisa respeitar o espaço alheio, o que os estrangeiros sabem fazer muito bem, melhor do que nós brasileiros. Estava eu admirando a beleza da Biblioteca de San Francisco, quando vi um morador de rua usando um dos inúmeros computadores públicos conectado a internet e ninguém..ninguém estranhou ou olhou para ele com cara feia, ou ficou constrangido com a presença dele, muito pelo contrário, todos continuaram fazendo o que estavam fazendo.
Viajar é realmente sair do nosso mundinho conhecido e cair de pára-quedas no desconhecido, mesmo achando que sabemos o idioma do outro país, que sabemos o que nos espera, que já fizemos uma pesquisa prévia dos atrativos turísticos, a supresa nos acompanha, o imprevisvel nos salta aos olhos, ainda bem né?! Pois é isto que alimenta o meu vício pela viagem srsr.
Adorei saber essa parte da sua vida, Maíra!
E fiquei com vontade de conhecer New Orleans!!! Hehe
Bjaooo!
CurtirCurtir
Ainda tem muito mais..isto foi só o começo das minhas tantas aventuras…logo logo vcs saberão mais rrrs
CurtirCurtir
Otimoooooo
CurtirCurtir