AS CASAS DE NERUDA
“Talvez (Pablo Neruda)
Talvez não ser,
é ser sem que tu sejas,
sem que vás cortando
o meio dia com uma
flor azul,
sem que caminhes mais tarde
pela névoa e pelos tijolos,
sem essa luz que levas na mão
que, talvez, outros não verão dourada,
que talvez ninguém
soube que crescia
como a origem vermelha da rosa,
sem que sejas, enfim,
sem que viesses brusca, incitante
conhecer a minha vida,
rajada de roseira,
trigo do vento,
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos…
E por amor
Serei… Serás…Seremos...”
Pablo Neruda o poeta chileno, engajado politicamente, foi comunista, Cônsul do Chile, senador, embaixador e considerado o maior poeta do século XX em qualquer idioma que escrevesse. Ganhador do premio nobel de literatura em 1971. Viveu de 1904 a 1973, teve 3 casas no chile que hoje são lindos museus abertos a visitação. Conheci as 3 e conto para vocês como foi esta experiencia incrível.
Casa de Isla Negra: a casa em formato de barco, foi sendo construída aos poucos, onde ele viveu de 1939 até os últimos dias de sua vida em 1973 com a sua amada esposa Matilda. Existe uma mistério sobre sua morte, alguns dizem que foi assassinado, outros dizem que morreu de tristeza pelo golpe militar, fato é que infelizmente teve um câncer de próstata e faleu, nos deixando inúmeros poemas, livros, histórias e 3 casas museus incríveis que vale a pena a visita. Esta casa de Isla Negra é uma casa incrível, a vista do escritório de onde ele costumava escrever é inspiradora, um mar azul lindo, a casa é praticamente dentro do mar, ele colecionava vários souvenirs, livros e obras de artes do mundo todo, coisas ganhadas e adquirias em suas viagens pelo mundo.
Dica prática: situada a 60km de Valparaíso ou a 120km de Santiago, das duas origens é fácil, barato e rápido pegar um ônibus interestadual e ir até a casa. Um passeio bem bonito que vale muito a pena, pois a casa é simplesmente fantástica. Compre o ticket do onibus de ida e de volta, pois em Isla Negra não tem terminal de ônibus.
Casa de Valparaíso – La Sebastiana
Uma cidade com suas ladeiras bem íngremes, com construções antigas e um trasporte público bem característico, seus funiculares, uns trenzinhos que são usados para subir estes morros, dá um frio na barriga, mas eles são seguros e baratos.
Um casa linda no alto de um morro, de onde pode-se avistar toda a cidade de Valparaíso, também cheia de souvenirs, obras de artes, livros, pertences pessoais do poeta, onde ele costuma receber os amigos, Pablo Neruda era um ótimo anfitrião e recebia muitos amigos de várias partes do mundo nas suas casas, suas casas eram projetadas para isto.
Dica prática: Situada na cidade de Valparaíso, vizinha de Vina del Mar, a 120km de Santiago, também é fácil, barato e rápido pegar um ônibus interestadual e ir até a casa.
Casa de Santiago – La Chascona
A casa da capital, onde recebia vários amigos do mundo todo e onde tinham vários encontros políticos, situada no Bairro de Providencia em Santiago. A casa também fica no alto de um morro, no final da rua, com uma vista incrível para a cidade de Santiago e as cordilheiras dos Andes.Casas como vistas inspiradoras para o poeta.
Dica prática: Recomendo fazer a reserva para a sua visita no site da Fundação Pablo Neruda. Lá você pode fazer a reserva para qualquer uma das 3 casas de Neruda: Isla Negra, La Sabastiana, em Valparaíso e La Chascona, no coração de Santiago, para garantir sua entrada na casa e não perder a viagem.
Publicado por Maíra Costa
Adorei o post! E lá vamos nós!!!! 🙂
CurtirCurtir