PORQUE NZ? Porque escolhemos a Nova Zelândia para nosso intercâmbio em família?

20180728_104050

Wellington Placa – SomosdoMundo

Então… Porque a Nova Zelândia?! Porque deixamos a vida confortável que tínhamos no Brasil e resolver atravessar o mundo, ir pro país onde o Sol nasce primeiro??? Porque somos uma família inquieta, que sempre queremos mais e temos uma sede enorme de querer desbravar o mundo, de querer se misturar ao mundo, intercambiar culturas, aprendizados e além de tudo apreender inglês. Sim poderíamos aprender inglês no Brasil, mas jamais poderíamos vivênciar novas e fantásticas experiência culturais morando no país que nascemos, precisávamos sair da nossa zona de conforto, da nossa caixinha para entender como o mundo é grande e tão multi!!! Mundo tão misturado de culturas, gestos, idiomas, credos e etc… Uma mistura fantástica e fascinante que a cada dia que passa descobrimos mais e mais.

20180617_121051

Waterfront – SomosdoMundo

20180704_143215

Passeio de Patinete pelas ruas de Wellington – SomosdoMundo

Outra coisa que nós fez e faz querermos estar por aqui é a sensação de segurança, ahhhh isto sinceramente não consigo nem descrever o quanto maravilhoso é andar pelas ruas com celular na mão ouvindo música sem medo de ser assaltado, colocar Cauã no carro sem medo de um sequestro relâmpago, Cauã ir de patinete pra escola, podermos sentar num banco de praça qualquer e comermos nosso lanche sem medo de roubarem nosso mochila… Isso foi umas das coisas que mais nos motivou a mudar do Brasil, a segurança, vê as coisas funcionarem bem, menos burocracia, sem o jeitinho brasileiro esperto de querer passar a perna em alguém. Ideologia!!! Somos uma família que acredita em honestidade, acredita em justiça e que temos sempre que fazer o bem e o correto para todos.

Pq escolhemos a NZ e não o Canadá: pq o país é maravilhoso, pq a taxa cambial era mais favorável, pq o clima é mais ameno, não encaramos morar na neve por 6 meses rsrs, sim é mais longe do Brasil, sim tem uma diferença de 15h de fuso horário e sim tem risco de terremoto, mas mesmo assim, depois de muito pensar, admito que não foi uma decisão fácil de tomar não, pq já estivemos no Canadá a turismo e amoooooo o país, mas o clima foi um fator decisivo pra gente. Então com isto preferimos a NZ.

Nossa estratégia foi: contratamos uma agência de intercâmbio, no caso a YEP, que super nos ajudou com várias opções de cursos, então optamos pelo Vinícius estudar, fazer um mestrado na área de contabilidade e eu estudar inglês e trabalhar, Cauã nosso filho de 4 anos teve direito a 20h semanais em escolas pre School. Então pagamos um curso de mestrado para Vinícius e um de 18 semanas de inglês para mim. Sim é caro, não é um sonho barato não, então sugiro que se planejem, juntem o máximo de grana possível!!! Optamos por morar no centro da cidade de Wellington, assim não precisamos pegar transporte público, fazemos tudo a pé, ando em média 10km por dia, ótimo pra saúde rsrs….

20181021_165857

Nothing beats Wellington on a good day- SomosdoMundo

20180922_163608

Tulipas no Jardim Botanico – SomosdoMundo

Adaptação: no começo tudo é mais difícil, o fuso horário deixou Cauã e Vinícius de jetlag por 2 dias rsrs, mas depois disso foi conseguir moradia, ficamos 20 dias morando num Airbnb e como batemos perna pra tentar alugar um apto pra gente, olhamos vários por imobiliárias e ainda bem conseguimos um mobiliado.
Dica: tenha dinheiro suficiente para pagar uns 6 meses de aluguel adiantado, pois não tínhamos nenhuma referência por aqui ainda e eles são super exigentes com as referências pessoais e profissionais, então o que fizemos foi escrever uma carta de apresentação sobre nós, com fotos, fotos inclusive da nossa casa no Brasil, referência dos últimos aluguéis que tivemos no Brasil e o que foi o principal foi termos oferecido para pagar 6 meses de aluguel atencipados. Pois tivemos vários imóveis negados aqui porque não tínhamos referência.

Outra dica: contrate um agente de imigração para auxiliar no visto, foi primordial para nos ajudar a aplicar para o visto mais adequado para nossa família.

Outra adaptação: dia a dia, rotina diária, compras no supermercado, cozinhar, arrumar casa, parecem coisas tão simples quando moramos no Brasil né?! Mas morando em outro país isto sim é um desafio diário rsrs, pra vcs terem ideia demorei 3 meses para acertar na marca do arroz e conseguir fazer um arroz soltinho e gostoso rsrsrs. A grana é curta, tudo é caro, ainda mais convertendo nosso real pra dólar, então a regra é economizar, cozinhamos em casa durante a semana, comemos tudo das marcas mais baratas e economizamos em tudo que podemos, para podermos curtir um pouco nos finais de semana. Estranhamos muito o clima por aqui também, chegamos no inverno e o inverno aqui mesmo não sendo tão rigoroso quanto do Canadá, vários dias tivemos temperaturas de 6C com sensação termica de zero e sim muitoooo vento, quando eu digo muito vento é muito vento mesmo, dias de rajadas de ventos de 120km/h, ufaaa que não é todo dia rsrs, mas brinco que o clima aqui é bipolar, os dias lindos são realmente lindos e os dias de chuva, frio e ventos são realmente desconfortáveis…

20180627_141843

” you can’t beat Wellington on a good Day”- SomosdoMundo

Adaptação Cauã: ele veio com 4 anos, não falava nadaaaa de inglês, ele tinha estudado 4 meses numa escola bilingue no Brasil, então ele conseguia entender alguns comandos em inglês, mas só agora depois de 4 meses na escola, ele vai todos os dias pra escola de 8h30 às 14h45, ele começou a falar umas frases em inglês e a entender melhor. Mas sim teve vários dias que ele pediu pra voltar pro Brasil pq estava com saudade de conversar em português, sim teve dia dele chorar muitooooo, com muita saudade e meu coração e do Vinícius ficar menor que uma ervilha, mas nós mantívemos firmes e convictos que estamos fazendo o melhor para todos nós e que as dificuldades fazem parte da vida e que morando fora do Brasil estas dificuldades às vezes doem mais e nos deixam mais fortes a cada dia, mais unidos como família e nos transformam em pessoas mais resilientes a cada momento.

20180627_083506

Cauã no carrinho – SomosdoMundo

20181022_183732

Realizando Sonhos – SomosdoMundo

Então se tem uma coisa que possa dizer é: faça sim um intercâmbio destes, saia da sua caixinha, VIVA, venha desbravar o Mundo!!!! Se permita ser desbravador!!! E dificuldades sempre existirão, enfrente, encare, mas acima de tudo tenha a mente ABERTA para o novo e o imprevisivel, pois por mais que tentamos planejar tudo, a vida é cheia de imprevisíveis desafiadores e enriquecedores.

20180820_110429

Nós – SomosdoMundo

 

Publicado por Maíra Costa

Anúncios

Sobre Maíra Costa

Viajante convicta e praticante. Turista e Turismóloga apaixonada. Assim somos do mundo e para o mundo.
Esse post foi publicado em Turismo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s