Chile

20150909_164653

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

Minha terceira vez no País…Chile chile le le, todas as vezes que fui, foi uma sensação diferente e desta vez não poderia ser diferente, sempre tive novas percepções e é como se fosse a primeira vez no destino, porque sempre vejo com outros olhos e percepções…

E assim foi esta terceira vez neste país que amo tanto, que passei minha lua de mel, que levei minha mãe pela primeira vez para fora do Brasil e que agora foi o primeiro país que o Cauã conheceu no mundo, depois do Brasil hehe.

IMG_20150906_140017728

Vista dos Andes SomosdoMundo

Porém desta vez fiquei um pouco decepcionada com Santiago, minha última visita tinha sido em 2012, desta vez, setembro de 2015, ficamos 7 dias, hospedados em um apto no Bairro de Providencia, achei a cidade suja, mal cuidada, um pouco desgastada, pixada, com calçadas esburacadas, muitos pedintes pelas ruas,
uma capital como tantas outras da nossa América do Sul… desgastadas pela crise, pela corrupção e assim vai…uma pena mesmo, mas mesmo assim continuo achando Santiago umas das melhores capitais da América do sul e voltaria novamente….

Achei os preços bem altos no chile, para comer, por exemplo, um prato simples, simples mesmo, num lugar bem mediano não saía por menos de R$ 50,00 por pessoa, os passeios todos por pelo menos U$50,00 por pessoa e assim por dia, claro que na data da viagem, com a crise econômica no Brasil, o nosso câmbio estava super desvalorizado, mas mesmo assim conversando com chilenos e pelas minhas lembranças das outras visitas, estava sim tudo mais inflacionado…

IMG_20150908_132007139-EFFECTS

Valparaiso SomosdoMundo

Dicas Práticas:

  • Ficamos hospedados num apto bem legal, super bem localizado  no bairro de providencia, alugamos pelo Booking e o apartamento era limpo todos os dias… muito bom…
  • Fizemos vários passeios, contratamos os passeios por uma agencia local em Santiago, fomos em Vina del Mar, Valparaíso, City Tour em Santiago e Valle Nevado ver a neve.

***Posso dizer que foi super tranquilo os passeios e Cauã com 1 ano e 3 meses amou todos os passeios, principalmente brincar na neve!!!  🙂 

Então papais e mamães, deixem a insegurança de lado e vão mostrar o mundo a seus filhos… porque eles simplesmente AMAM!!!  🙂 

IMG_20150910_204821597-COLLAGE

Baladinha noturna em Santiago…. tudo de bom viajar com os vovós rsrs SomosdoMundo

IMG_20150908_155343610_HDR

Vina del Mar SomosdoMundo

IMG-20150911-WA0004

Brincando muitooo na neve SomosdoMundo

Publicado por Maíra Costa

 

 

 

CHILE LE..CHILE LE LE

SAM_3699

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

SAM_4174

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

Um país incrível… que escolhemos a dedo para a nossa Lua de Mel e para a primeira viagem internacional do casal SomosdoMundo. O ano era 2007, a primeira vez do Vinicius no exterior, foi incrível participar desde momento junto a ele…Vinicius…o frio na barriga que ele sentia na sua primeira viagem internacional, a preocupação e o entusiamos da primeira vez, a expectativa do desconhecido, um idioma que ele não dominava, um país estranho e ao mesmo tempo super amigável, onde todos faziam questão de serem super hospitaleiros e foi assim que passamos 17 inesquecíveis dias e rodamos mais de 2.400Km   de avião, ônibus, ônibus escolar, carro, táxis e muita sola de sapato..além do nosso primeiro perrengue…

20140105_202937

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

Primeiro perrengue a gente nunca esquece: Só tínhamos levado um cartão de crédito internacional e infelizmente com limite curto…eis que fomos pagar um conta e não tinha mais saldo no cartão e estávamos na Cidade de Puerto Varas (conto depois como é esta cidade) só adianto que é bem linda e pequena srrs, então ainda tínhamos que pagar o hotel para irmos embora no outro dia super cedo de avião para Santiago..hehe..o cartão não passou no hotel e assim com todo o meu espanhol e lábia…conseguimos sair do hotel sem pagar com a promessa que assim que chegássemos a Santiago faríamos uma transferência bancária para o hotel…mesmo tendo tido outro casal de Brasileiro que tinha dado este “golpe”no hotel e sumido no mapa..eles deixaram a gente fazer isto e no fim deu tudo certo, fizemos a transferencia, ligamos para agradecer a confiança…mas posso dizer que foi um super sufoco…Vinicius e eu completamente gelados..desesperados kaka…

SAM_3761

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

Lição: Nunca viaje com apenas um cartao de credito internacional e de preferência, se possível, aumente o limite…rsrs…

Publicado por Maíra Costa

AS CASAS DE NERUDA

“Talvez (Pablo Neruda)

Talvez não ser,
é ser sem que tu sejas,
sem que vás cortando
o meio dia com uma
flor azul,
sem que caminhes mais tarde
pela névoa e pelos tijolos,
sem essa luz que levas na mão
que, talvez, outros não verão dourada,
que talvez ninguém
soube que crescia
como a origem vermelha da rosa,
sem que sejas, enfim,
sem que viesses brusca, incitante
conhecer a minha vida,
rajada de roseira,
trigo do vento,

E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos…
E por amor
Serei… Serás…Seremos...”

Pablo Neruda o poeta chileno, engajado politicamente, foi comunista, Cônsul do Chile, senador, embaixador e considerado o maior poeta do século XX em qualquer idioma que escrevesse. Ganhador do premio nobel de literatura em 1971. Viveu de 1904 a 1973, teve 3 casas no chile que hoje são lindos museus abertos a visitação.  Conheci as 3 e conto para vocês como foi esta experiencia incrível.

Casa de Isla Negra: a casa em formato de barco, foi sendo construída aos poucos, onde ele viveu de 1939 até os últimos dias de sua vida em 1973 com a sua amada esposa Matilda. Existe uma mistério sobre sua morte, alguns dizem que foi assassinado, outros dizem que morreu de tristeza pelo golpe militar, fato é que infelizmente teve um câncer de próstata e faleu, nos deixando inúmeros poemas, livros, histórias e 3 casas museus incríveis que vale a pena a visita. Esta casa de Isla Negra é uma casa incrível, a vista do escritório de onde ele costumava escrever é inspiradora, um mar azul lindo, a casa é praticamente dentro do mar, ele colecionava vários souvenirs, livros e obras de artes do mundo todo, coisas ganhadas e adquirias em suas viagens pelo mundo.

DSC00420

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

Dica prática: situada a 60km de Valparaíso ou a 120km de Santiago, das duas origens  é fácil, barato e rápido pegar um ônibus interestadual e ir até a casa. Um passeio bem bonito que vale muito a pena, pois a casa é simplesmente fantástica. Compre o ticket do onibus de ida e de volta, pois em Isla Negra não tem terminal de ônibus.

Casa de Valparaíso – La Sebastiana

Uma cidade com suas ladeiras bem íngremes, com construções antigas e um trasporte público bem característico, seus funiculares, uns trenzinhos que são usados para subir estes morros, dá um frio na barriga, mas eles são seguros e baratos.

DSC00445

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

Um casa linda no alto de um morro, de onde pode-se avistar toda a cidade de Valparaíso, também cheia de souvenirs, obras de artes, livros, pertences pessoais do poeta, onde ele costuma receber os amigos, Pablo Neruda era um ótimo anfitrião e recebia muitos amigos de várias partes do mundo nas suas casas, suas casas eram projetadas para isto.

SAM_4012

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

Dica prática: Situada na cidade de Valparaíso, vizinha de Vina del Mar, a 120km de Santiago, também é fácil,  barato e rápido pegar um ônibus interestadual e ir até a casa.

SAM_4019

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

SAM_4096

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

Casa de Santiago – La Chascona

A casa da capital, onde recebia vários amigos do mundo todo e onde tinham vários encontros políticos, situada no Bairro de Providencia em Santiago. A casa também fica no alto de um morro, no final da rua, com uma vista incrível para a cidade de Santiago e as cordilheiras dos Andes.Casas como vistas inspiradoras para o poeta.

SAM_4098

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

Dica prática: Recomendo fazer a reserva para a sua visita no site da Fundação Pablo Neruda. Lá você pode fazer a reserva para qualquer uma das 3 casas de Neruda: Isla Negra, La Sabastiana, em Valparaíso e La Chascona, no coração de Santiago, para garantir sua entrada na casa e não perder a viagem.

SAM_4095

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

Publicado por Maíra Costa

COMIDINHAS CHILENAS

Humm sou uma gulosa assumida e amooo experimentar coisas novas nas minhas viagens…comidinhas locais…restaurantes indicados por moradores locais, adoro uma comida de rua… aquelas bem de rua mesmo… de carrinhos… trucks… carrocinhas… barracas… todas!!! hehehe

SAM_3957

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

E no chile experimente sem medo…é um país onde se come muito pescado… muita variedade de peixes, salmão defumado, camarões, lagostas, frutos do mar em geral, ameixas, cerejas, aspargos frescos.. e muito mais rsrrs. É onde se toma muito vinho e por sinal muito bons e muito pisco também… Pisco: cachaça de uva… o drink chamado Pisco Sour é delicioso, é um drink a base de pisco hehe com limão, gelo e açúcar, muito gostoso e forte também… este drink é servido de cortesia em quase todos os restaurantes, vale a pena provar! Outra iguaria é o chá gelado com huesillos – Mote com huesillos, chá gelado servido com grãos de trigo cozido e calda de pêssego com uma colher no copo para comer os grãos de trigo,  uma bebida típica e deliciosa vendida nas barraquinhas em qualquer esquina.

SAM_3817

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

 

SAM_3960

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

Dica: Pode arriscar, passeando pelas ruas escolha um restaurante, entre e experimente, bons restaurantes não faltam no Chile, não tenha medo, aqueles menores, com uma aparência não muito requintada tem os melhores pratos… pode acreditar… comidas de várias nacionalidades, com vários ingredientes diferentes e deliciosos.

SAM_4091

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

 

Publicado por Maíra Costa

SANTIAGO – CULTURA EFERVESCENTE – BOA GASTRONOMIA – EXCELENTES VINHOS – POESIA 

O que dizer de Santiago- Capital do Chile? Tudo!!! Uma cidade com uma cultura efervescente, pessoas amigáveis e gentis, boa gastronomia, excelentes vinhos e pisco sour, museus incríeveis, cidade respira poesia e cultura além de ser uma cidade emoldurada pelas cordilheiras dos andes… o que mais podemos querer? rsrs

SAM_3729

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

SAM_4140

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

Santiago: A cidade tem várias atrações imperdíveis, como andar muito a pé pelos bairros de providencia, onde tem um museu de arte a céu abero, isto mesmo um parque de las Esculturas, um lugar super agradável com várias obras de artes espalhadas pelos jardins. Cerro San Cristoval, um passeio imperdível de onde pode-se ver a cidade do alto, centro da cidade com o delicioso mercado municipal e suas comidinhas deliciosas, bairro Bela Vista com uma variedade de lojas, restaurantes e o bairro novo de Las Condes com um shopping muito elegante.

SAM_3744

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

Passeios imperdíveis perto de Santiago:

* Vina del Mar e Valparaíso – distante apenas 120km de Santiago, as duas cidades são lindas e tão diferentes, uma vizinha da outra, Vina del Mar – luxuosa, balneário onde os chilenos vão aproveitar o verão nas águas gelados do oceano pacífico, vários restaurantes espalhados pela orla, museus da cultura chilena pela cidade e um cassino localizado numa construção lindissima na beirada da praia. Já Valparaíso uma cidade onde está localizada a casa de Pablo Neruda – Falei disto no post sobre as casas de Neruda, vale a pena ler srrs- uma cidade das casas coloridas espalhadas pelas suas ladeiras e com acesso pelos funiculares. Existem passeios que saem de Santiago e custam U$60 por pessoa, por 1 dia de tour nesta duas cidades. Como também tem a possibilidade de ir de ônibus interestadual e dormir na cidade umas noites e assim aproveitar mais, eu fiz isto, peguei um ônibus e passei uns 4 dias nas duas cidades, valeu muito a pena..respirar maresia e a cultura local.

SAM_3950

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

SAM_3983

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

* Vinicolas – Exsitem várias, conheci a Undurraga e recomendo! Uma linda fazenda com suas parreiras a perder de vista, visita de meio dia, com uma ótima explicação sobre vinhos e uma deliciosa degustação. Preço médio do tour com transporte U$50 por pessoa.

SAM_3806

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

SAM_3782

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

* Valle Nevado – a neve… sou uma APAIXONADA pela neve… sempre me emociono quando vejo…tão  linda, branquinha, floquinhos gelados, fico sempre impressionada como a natureza é perfeita hehe. O passeio de 1 dia de duração custa em torno de U$60 por pessoa com transporte. Vale muito a pena, fiz este tour a amei cada minuto. No alto da montanha é possível alugar roupas apropriadas para o frio, como casacos, botas, luvas e também pagar por aulas de esqui e esquiar, tem um restaurante delicioso com uma vista incrível para as montanhas e existe hotéis também, caso queiram podem dormir por lá. Não esquiei quando fui, apenas caminhei e senti a neve..e foi incrível! Recomendo!!!

SAM_3880

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

SAM_3899

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

Publicado por Maíra Costa

SUL DO CHILE

Um passeio incrível pelo vulcão Osorno

As cidades de Puerto Mont, Puerto Varas, Frutillar e a ilha de Chiloé, são pequenas, aconchegantes, com a cultura chilena fervendo e incrivelmente lindas.

Vale muito a pena a visita. Há apenas 1h20 de avião de Santiago, indo para Puerto Mont, de lá pegamos um ônibus local e fomos para Puerto Varas, onde ficamos hospedados. Puerto Varas é uma cidade linda, com toda cultura chilena super viva, tanto na parte gastronômica como cultural e com paisagens incríveis e está localizada há 1100km de Santiago, na região dos Lagos Andinos, é uma cidade encantadora, fundada pelos colonos alemães em 1854, parece uma vila com suas casinhas todas iguais de madeira. Puerto Varas é perfeita para caminhar, tirar fotos namorar, tomar cafés deliciosos e uma gastronomia a base de frutos do mar muito rica e saborosa, além de ótimos vinhos …. hummmm….

 De Puerto Varas é possível pegar ônibus e ir para Frutillar e de Puerto Varas para ilha de Chiloé pegamos um ônibus e depois uma balsa.

DSC00553

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

Outro passeio incrível e imperdível o sul do chile é a visita ao vulcão Osorno que é cercado pelo rio Petrohué, um rio azul turquesa, de uma cloração única e lindíssima. Fizemos por uma agencia de turismo local este passeio que teve duração de uma manhã, recomendo!

DSC00608

Vistas das janelas Santiago  SomosdoMundo

Publicado por Maíra Costa

Anúncios

Uma resposta para Chile

  1. Cris disse:

    Excelente dicas!!!!!! Bj

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s