MONTREAL
Já imaginaram uma cidade subterrânea? Sim ela existe e se chama MONTREAL, linda, charmosa, surpreendente, pois é… a cidade das galerias subterrâneas, e não pensem vocês que são galerias feias, apertadas, estreitas e escuras não! Muito pelo contrário, são lindas, luxuosas, super bem iluminadas, a verdade é que nem parecem subterrâneas, parece que você está andando dentro de um lindo shopping e por vários momentos eu me esquecia que estava no subterrâneo, que estava há 3 andares para baixo do nível do solo, muito legal!!! Vale a pena demais passear por elas, além é claro de super funcionais, pois nos protege do frio de -12ºC que faz lá fora rsrsr 😉
Montreal é uma cidade que tem 2 idiomas oficiais, inglês e francês e amei ver as todas as placas, sinalizações e as pessoas conversando nestes dois idiomas que amo… muito diferente e nos faz ter a certeza da grande metrópole que é Montreal e de como o mundo é grande e multicultural, como viajar é bom né?! Como viajar nos insere neste mundão!!!
Dicas gastronômicas:
Bairro de Chinatown com inúmeros restaurantes, amei experimentar o PHO, prato típico da culinária do Vietna. Basicamente é um sopa de macarrão de arroz com carnes e legumes, muito gostosa.
Deliciosos hambúrguer da Five Gays
Poutine espetacular perto do porto de Montreal – Montreal Poutine, vale muito a pena, restaurante bem pequeno, com ótimo preço e o melhor Poutine que comi no Canadá…hummm
Passeios imperdíveis:
Andar muito a pé pela cidade, pelas galerias subterrâneas, pelo porto, onde fica a cidade velha, Old Montreal que é um bairro cheio de charme, com prédios do séc. XVIII e com belos casarões, caminhar pela cidade moderna – donwtown, caminhar sempre srrsr..minha dica chave para todos os lugares, passear a pé… 😉
E além de andar e andar, vale muito a pena ir no Parc Jean- Drapeau, onde tem a famosa Biosphére. Uma esfera gigantesca criada pelo famoso arquiteto Richard Buckminster Fuller para a Feira Mundial de 1967. Um espaço que é um museu dedicado ao meio ambiente e sustentabilidade, com várias exposições. Vale a pena a visita.
Parque Olímpico onde está o Biodome, é um espaço fechado dedicado a reproduzir 4 diferentes biomas da América é simplesmente INCRIVEL, nossa como é lindo, e com uma ala da floresta tropical, com vegetação e todo o clima tropical, muito legal mesmo.
Vale a pena a visita ao museu de arqueologia – Pointe – á – Callière, onde tem as ruinas da cidade de Montreal, um museu subterrâneo, com as ruinas da cidade antiga de Montreal de 1600.
O Oratório de Saint Joseph – Oratório de São José- em Mont Royal. O Oratorio é simplesmente BELISSIMO, com um órgão enorme, o maior que já vi até hoje, uns vitrais belíssimos e uma vista do alto para a cidade de Montreal deslumbrante, e nesta visita é possível conhecer o bairro residencial da região, caminhar por ele e ver como as pessoas moram em casas lindas e sem cercas ou muros, todas as vezes que vejo isto, sempre me pergunto porque isto não é possível no Brasil? Porque precisamos de tantos muros e grades… que pena… que pena mesmo….nunca vou aceitar isto…buáaaa 😕 😦
E Assim visitamos conhecemos Montreal, uma cidade ao mesmo tempo francesa e inglesa, com suas galerias lindíssimas e sua cidade velha super charmosa, uma cidade realmente multi.
Publicado por Maíra Costa